27 julho 2006

Sandokai - 3º Comentário de Deshimaru

O espírito do grande sábio da Índia transmitiu-se
Intimamente, diretamente, secretamente,
Do Leste para o Oeste.
(continuação)


Vejam uma história:
Un discípulo de nome Esshin levava sempre sua vaca quando ia escutar conferências. Uma noite, quando voltavam de uma palestra sobre o Hokei Kyo (Sutra do Lótus), a vaca escreveu com seu casco, na areia do caminho. este Tanka*:
"Esta noite escutei que
mesmo as ervas e os bosques,

podiam se tornar Buda.
Estou muito feliz, pois tenho um espírito."

Qual o significado destes versos?
A vaca pensava que as plantas e as árvores tinham a possibilidade de realizar a natureza Buda, mas que não tinham espírito, enquanto ela já tinha um: "Sou apenas um animal, mas eu tenho espírito e possuo igualmente a natureza do Buda. Meu Mestre deu-me hoje um ensinamento precioso. Posso compreendê-lo graças a este espírito". Mas essa vaca era uma vaca dogmática, muito apaixonada. As ervas, as árvores, as pedras, todos os elementos do cosmo possuem a natureza de Buda. Tudo é espírito, o cosmo inteiro. Todas as existências do cosmo realizam este espírito. Da mesma forma que o próprio cosmo é este espírito.
Quando estamos em zazen, o próprio zazen é o espírito do Buda e inclui todo o cosmo.
*Tanka - Poema, um pouco mais longo que um hai-kai.

Nenhum comentário: