13 julho 2006

Sandokai - 2º Comentário de Deshimaru

O espírito do grande sábio da Índia transmitiu-se
Intimamente, diretamente, secretamente,
Do Leste para o Oeste.
(continuação)

Quando o Mestre Niojo deu o shiho a Dogen, este já havia recebido um ensinamento bastante reservado de sete dias e sua compreensão do Zen estava concluída.
"Eu te ministrei o ensinamento da pura essência do Zen. Mesmo que tu não tenhas tomado nota de nada, tu deves te lembrar de tudo aquilo. Eu te dou o kesa e a tigela que são os símbolos do Zen, da essência do Buda transmitida por Bodhidharma. Hoje tu compreendeste, não pela tua consciência, mas pelo teu corpo, o sentido profundo deste ensinamento. Apenas tu compreendes. Os outros não apreenderam esta essência. Morrerei sem me lastimar, pois agora estou feliz."
O espírito (shin) tem o sentido do espírito do Buda. Não está, portanto, limitado ao corpo do Buda Shakyamuni; ele é o espírito universal do verdadeiro corpo universal. Este dharma kaya (corpo do Dharma) é o samadhi do rei, a natureza do Buda, sem começo nem fim, não nascido, não morto, eterno, ilimitado, infinito no tempo e no espaço. Além do ku, o ku absoluto que tudo inclui. A participação apenas da consciência para esta compreensão é incompleta e sem autenticidade. Compreender realmente, autenticamente, pelo mais profundo de nosso corpo, é a verdadeira compreensão. Compreender ku, compreender todo o cosmo, e tudo é incluído neste cosmo. Este é o espírito do grande sábio. Não é o espírito do próprio Shakyamuni, mas o espírito de todo o cosmo, de ku.

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