16 junho 2012

Expor e praticar em cima de um mastro de trinta metros

100 foot high Canadian totem pole

Dando um passo para frente ou para trás no topo de um mastro de cem jo, com uma mente única, vire seu rosto e transforme seu eu. Este monge da montanha [Dogen] permitirá que os pilares e lanternas exponham este princípio para todos. Eles já acabaram de expor ou não? Eles expuseram ontem à noite, e também na noite anterior. Amanhã eles vão expô-lo, e também depois de amanhã. Se eles tiverem terminado expô-lo, todos já ouviram ou não? Se vocês ainda não ouviram, os pilares e as lanternas ficaram preguiçosos e ainda não o expuseram. Portanto, este monge da montanha [Dogen] permitirá que toda a grande terra e todas as pessoas o exponham. Toda a grande terra e todas as pessoas acabaram de expor ainda ou não? Se ainda não expuseram, então  também ficaram preguiçosos. Expor e praticar este princípio são ambos o caminho final. Portanto, entre os ancestrais, disse Daci, “expor um metro não é igual a praticar dez centímetros. Expor dez centímetros não é igual a praticar um centímetro”.

Dongshan disse, "Pratique o que não pode ser exposto. Exponha o que não pode ser praticado”.

Yunju disse: "Ao expor não há caminho de prática. Ao praticar não há caminho de expor. Quando não há exposição ou prática, que tipo de caminho é esse?"

Luopu disse: "Se ambas a prática e a exposição acontecem, não há matéria original. Se nem prática ou a exposição acontecem, a matéria original existe".

O professor Dogen disse: Para Daci, expor um metro não pode ser feito sem praticar um metro; expor um centímetro não pode ser feito sem praticar um centímetro.

Para Dongshan. [Deve-se] praticar o que não pode ser praticado, e expor o que não pode ser exposto.

Para Yunju, há tanto prática e quanto exposição,  soltando e agarrando.

Para Luopu, se ambas a prática e a exposição acontecem, os país prospera; se nem prática ou exposição acontecem, os budas e ancestrais [lhes] confirmam.
(Dogen, Eihei Koroku, Fala do Salão do Dharma #10)

Nenhum comentário: