22 junho 2012

Acendendo a Prática


A semente dos budas surge de condições, Buda Dharma surge desde o início. Quando vocês encontrarem boas condições, não tropecem, apenas pratiquem. Dentro da prática há tanto dominação quanto entrega. Ficando aqui [no Koshoji], não tropecem e, sinceramente, se engajem no caminho. Dentro do envolvimento de todo o coração no caminho há, ao mesmo tempo, prática e esforço. Com uma manhã rigorosa, dez mil dharmas se tornam completos. Se vocês ainda não estiverem engajados, dez mil dharmas tropeçarão.

Mestre Zen [Bao'en] Xuanze tinha afinidade com Fayan. Uma vez Xuanze foi designado orientador da assembleia de Fayan. Um dia Fayan disse, "Quantos anos você esteve aqui?"

Xuanze respondeu: "Eu já estive na assembleia do professor durante três anos".

Fayan disse, "Você é um estudante, então por que não você nunca me pergunta sobre o Dharma?"

Xuanze disse: "Eu não me atrevo a desapontar o professor. Quando eu estava no mosteiro de Qingfeng, realizei paz e alegria".

Fayan perguntou: "Por meio de quais palavras você conseguiu entrar?"

Xuanze respondeu: “Uma vez eu perguntei a Qingfeng, ‘Qual é o eu do aluno [ou seja, meu próprio ser]”?

Qingfeng disse: “O menino do fogo vem buscar o fogo".

Fayan disse: "Boas palavras, apenas receio que você não as tenha compreendido".

Xuanze disse: "O menino de fogo pertence ao fogo. Já sendo fogo, mas ainda buscando o fogo, é como já ser o próprio e ainda buscar a si próprio".

Fayan exclamou: "Agora eu realmente sei que você não entende. Se Buda Dharma fosse desse jeito, não teria durado até hoje".

Xuanze ficou passado e sobressaltou-se. Quando saiu a caminhar, pensou, "Ele é um professor orientador de quinhentas pessoas. Ao apontar meu erro deve ter alguma boa razão".

Voltou ao lugar onde estava Fayan e fez prostrações em arrependimento. Fayan disse, "Você deve fazer a pergunta".

Xuanze perguntou: "Qual é o eu do aluno?"

Fayan disse, "O menino do fogo vem buscar o fogo." Xuanze ficou grandemente iluminado.

O professor Dogen disse: Antes o menino do fogo veio buscar fogo. Depois, novamente, o menino do fogo veio buscar fogo. Antes, porque estava iluminado e seguiu o caminho do intelecto? Depois, porque estava muito iluminado e jogou fora o velho ninho? Vocês conseguem entender?

Depois de uma pausa Dogen disse: O menino do fogo vem buscar o fogo. Quantos pilares e as lanternas se preocupam com o brilho? O fogo está coberto de cinzas frias e, enquanto o procuramos, não o vemos. Acendendo-o e abanando-o, damos luz à prática.
(Dogen, Eihei Koroku, Fala do Salão do Dharma #15)

Nenhum comentário: