28 novembro 2010

Fukanzazengi - 15º Comentário de Coupey

Nosso corpo e mente naturalmente cairão fora.

Dogen refere-se aqui à expressão shin jin datsu raku, mais frequentemente traduzido por “abandonar” ou “rejeitar corpo e mente”, ou ainda, “ir além do corpo e da mente”. Pessoalmente eu prefiro “derrubar o corpo e a mente”. Um dia eu trabalhava como o Mestre Deshimaru na tradução do Zazenshin. E para a expressão shin jin datsu raku, eu escrevia “abandonar corpo e mente”. Ele me disse: “Não, não é isso! É muito mais afirmativo como expressão”. E ele fez o gesto de lançar qualquer coisa ao chão. Então eu disso, “Throw down? Derrubar?” Ele me respondeu, “Sim! É isto! Throw down! Derrubar!” Desde esse episódio que digo “derrubar corpo e mente”.

Mais tarde, Mestre Dogen, no Shobogenzo, definirá essa expressão dizendo que quando todos os seres sencientes tornam-se budas, não estão perdidos. O que se passa simplesmente é que o corpo e a mente caem naturalmente. Para Kodo Sawaki, shin jin datsu raku significa “abandonar o egocentrismo de crer em buda e de ser guiado por buda”. E para Okubo, especialista em budismo, trata-se de “esquecer o apego a si e tornar-se um com o Dharma”. Mas eu gosto muito da definição do Mestre Deshimaru para datsu raku: “É o mau karma metamorfoseado”. Isso difere completamente do que se ouve muito frequentemente hoje em dia em numerosas escolas zen onde datsu raku é interpretado como o satori ou o despertar, o que para mim é um grande erro.

Com esse shin jin datsu raku, Dogen faz também referência a seu encontro com Mestre Nyojo (que se deu logo após aquele encontro com o velho tenzo).

Mestre Nyojo não se irritava frequentemente. Mas se por acaso os monges se enganavam durante o zazen, ele podia ficar verdadeiramente furioso. Um dia, no dojo, um monge, sentado em zazen ao lado de Dogen adormeceu. Furioso, Nyojo se levanta e, segundo o Mestre Deshimaru, lhe golpeia violentamente a cabeça com sua sandália. Em seguida, derruba-o do tan (estrado) onde fazia zazen, gritando, "Shin jin datsu raku!" E diz a todo o mundo: “Interrompo o zazen por hoje! Interrompo o ensinamento! Interrompo o sesshin!” Depois regressa a seu quarto. O jovem Dogen então lhe segue, faz sampai diante dele, e repete bem alto ao mestre esta frase: “Shin jin datsu raku”. Depois: “Hoje tive um grande choque. Meu corpo e minha mente mudaram completamente, giraram 180 graus. Uma verdadeira revolução interior”.
E Nyojo, nada irritado, responde simplesmente: "Datsu raku shin jin!"

Se desejarmos compreender o ensinamento de Mestre Dogen, é importante compreender esse shin jin datsu raku. E, igualmente, a resposta que Nyojo deu a Dogen, datsu raku shin jin. Ele queria dizer com isso, “Não deveis permanecer aí. O satori nunca se interrompe. Isto é o essencial. Continuai, continuai a vos desembaraçardes de vosso corpo e de vossa mente. Até a vossa morte”.

Nenhum comentário: