07 julho 2013

Os três caminhos do mestre Tozan

Tozan Ryokai é um dos mestres mais prestigiosos da linhagem Soto Zen. Além disso é o ideograma To de seu nome que se encontra na palavra Soto que designa a escola. Ele é autor do poema que Hokyozanmai recitado nos templos e desenvolveu o sistema filosófico dos  "Cinco degraus" (Go I) que é central no ensinamento zen. Tozan disse:

“Tenho em mim três caminhos: o caminho dos pássaros, o caminho que rasga o céu e as mãos estendidas”.

“Tenho em mim o caminho dos pássaros”.

Os pássaros voam no céu sem deixar traços e ainda assim eles sempre encontram o seu caminho. O caminho dos pássaros é a prática. A prática do zen não deixa traços, zazen é inapreensível, mas quando praticamos sempre encontramos nosso caminho.

“Tenho em mim o caminho que rasga o céu”

“Tenho em mim o caminho que rasga o céu”, que rasga o segredo, que rasga o mistério, que rasga o princípio, que rasga os arcanos do Caminho. Quando abandonamos nosso ponto de vista pessoal, podemos rasgar o mistério. Tudo está absolutamente aí. Podemos ouvir o ensinamento do Desperto, podemos conhecer tudo sem conhecer, é o caminho que rasga o céu.

“Tenho em mim as mãos estendidas”

“Tenho em mim as mãos estendidas”, as mãos estendidas a todos os seres, como os mil braços de Kannon: os braços infinitos de Kannon que se estendem para os infinitos seres que a chamam. Estender as mãos para ajudar os seres que pedem. Não se trata de converter os que não pedem, não se trata de cair nas ilusões dos outros, mas estender as mãos àqueles que estendem suas mãos e juntos encontrar Buda.

A prática, a sabedoria e a compaixão são os três caminhos de Tozan, enroscados como os fios de uma única corda, constituindo o caminho de Buda que desabrocha naturalmente quando começamos a desenrolar esses fios do despertar.
(Pierre Crépon, in L'art du Zazen, 2012)




Um comentário:

Unknown disse...

Brilhante! Prática, sabedoria e compaixão, acho que é exatamente o que precisamos!