19 fevereiro 2011

Fukanzazengi - 24º Comentário de Coupey



Assim, tendo detido as várias funções da mente ...

Dogen diz "detido", "parado", mas, na verdade, penso que não se pode deter as funções da mente. Quem realmente pode parar seus pensamentos que começam a se encadear? Acho que ninguém é capaz, a menos que pratique algum tipo de mortificação, de ascetismo no qual se imporia proibições, o que certamente não é o caso de nossa linhagem. Ao contrário, podemos observar os movimentos da mente e acalmá-los, transformá-los. E para isso é conveniente não escolher. Como se param todas as funções da mente consciente? Não tendo nenhum pensamento pessoal. Não tomando partido "a favor ou contra", não fazendo discriminação entre a favor e contra, entre correto e falso. Sobretudo nada "querendo", nem mesmo "deter" o que quer que seja, pois isto já é um pensamento pessoal. Então tendo detido as várias funções da mente significa simplesmente que não se deixem guiar por suas consciências pessoais, o que é perfeitamente possível durante o zazen.

Como está dito no Sanshodoei, coleção de poemas:

"Sem sujeira, na água da mente reside a claridade da lua.
Até as ondas aí se quebram e se transformam em luz".

Mestre Deshimaru dizia: "Vocês têm que interromper a progressão, interromper a difusão de nensokan, a consciência do instante". Nen quer dizer "consciência", so, "pensar", e kan significa "observação". Pois, se mantivermos essa consciência, isso se transforma em pensamento, imagem. Então, se conseguirmos simples e naturalmente deter essas funções, e isso sem querer deter o que quer que seja, podemos tornar-nos fortes e não ficaremos mais desesperados. Mestre Deshimaru dizia zempre, "Strong. You must be strongs! fortes!" Ele falava assim mas não era "macho". "Strong" para ele não queria dizer de maneira alguma tornar-se forte no karma, mas forte através de uma confiança e uma fé inquebrantável no sistema cósmico. "Strong" como a natureza, como as árvores, como as flores. "Strong" como as borboletas.

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