12 novembro 2008

Hokyo Zanmai - 21º Comentário de Deshimaru

Agora há o súbito e o gradual,
nos quais os ensinamentos aparecem e desaparecem.

O ensinamento de Shakyamuni é um, mas produziram-se divergências porque cada um de nós é diferente. Surgem erros, o Caminho se extravia, perdendo sua direção correta, e os discípulos não mais recebem o ensinamento em sua pureza. Assim, o Zen é um único caminho, mas um pequeno erro, ainda que ínfimo, equivale à distância que separa o céu da terra.

Desde Bodidharma até o sexto patriarca Eno, a linhagem é pura, simples e sem complicações, apenas de Mestre a Mestre. Mas, já a partir do quinto patriarca, Mestre Konin, houve cisão. Afim de testar seus discípulos, Mestre Konin pediu-lhes que escrevessem um poema. Jinshu, o mais antigo, passava por ter uma compreensão muito profunda do Zen. Eno, jovem discípulo, muito recente e completamente iletrado, sem saber ler nem escrever, não podia ser ordenado monge, e era apenas assistente do cozinheiro. O poema de Jinshu era considerado o melhor:

“Nosso corpo é como a árvore de Bodhi.

O espírito é como um espelho precioso.

Assim devemos todo dia limpar sua poeira”.

Se praticais a cada dia, acabareis por obter o satori. Passo a passo, é o Zen gradual.

Eno, o cozinheiro assistente, olhou o poema e pediu a um de seus amigos que lho lesse.

“Oh, é um grande poema, Jinshu tornar-se-á certamente o sucessor de nosso Mestre”, disse-lhe o amigo, e leu-lhe o poema.

“É um erro, respondeu Eno. Não é o verdadeiro Zen. Jamais nosso Mestre ensinou tais coisas. Eu escutei suas conferências e não acho que esse poema seja a essência de seus ensinamentos. Escreva este aqui:

“O espelho precioso não é material.

Tudo é nada. Tudo é ku.

Onde poderia a poeira se depositar?”

Eis o Zen súbito. Zazen, ele próprio, é satori, aqui e agora. Esses dois pontos de vistas, apesar de sua contradição, pareceram exatos. No entanto, foi a Eno que o Mestre Konin entregou seu kesa e sua tigela, e ele tornou-se seu sucessor.

“Deves fugir. Meus discípulos ficarão cheios de raiva contra ti. Tu compreendeste o Zen. Obtiveste o satori”.

E as duas escolas se separaram.

“O salgueiro chorão acolhe intimamente, imediatamente, os movimentos mais rápidos do vento que sopra.” Tal é o Zen súbito.

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