29 junho 2008

Hokyo Zanmai - 10º Comentário de Deshimaru

É como estar diante de um espelho precioso:

a forma e seu reflexo se observam.

Não sois o reflexo,

mas na verdade sois vós.




As relações que o cosmo mantém com a consciência, ou sabedoria, são as mesmas que existem entre a forma e o reflexo no espelho. Essa sabedoria é simbolizada tradicionalmente nos dojos japoneses por uma estátua do Bodhisatva Manjusri, portador da coroa da sabedoria. Sua coroa é composta de cinco Budas, representando as cinco direções, resumindo o cosmos:


1. Ao centro, Buda Dainichi simboliza o sol, a sabedoria imanente, a consciência transcendental.


2. A leste, Buda Ashuku simboliza a paz, a imobilidade, a potência e a força.


3. A oeste, Buda Amida simboliza a vida universal.


4. Ao sul, Buda Hosho simboliza os tesouros materiais (prata, outo, diamante) e espirituais.


5. Ao norte, finalmente, Buda Fuku simboliza os fenômenos.
Se abrirmos um dicionário budista no número cinco (go), ficaremos surpreendidos pela quantidade de significados a ele associados. Há os cinco dedos da mão, os Go I, os cinco elementos (céu, vento, terra, fogo e água), e as cinco sabedorias criativas:
1. Sabedoria de Hishiryo ou sabedoria do céu;
2. Sabedoria da consciência Alaya ou sabedoria do grande espelho;
3. Sabedoria da consciência Mana ou sabedoria do mundo fenomênico;
4. Sabedoria da observação que permite cortar todas as dúvidas;
5. Sabedoria da terra ligada aos cinco sentidos e à ação.
A cada uma dessas sabedorias corresponde uma atitude ilusória, um comportamento errôneo que deve ser ultrapassado:
1. Shinken: apego às opiniões, incapacidade de compreender. Assim, tendo em nosso corpo uma fonte de vida, alguns deduzem que existe uma alma (atman), que nos sobrevive depois da morte. O Buda, e depois dele Nagarajuna, dizem que não se pode colocar nem a existência nem a não existência da alma.
2. Enken: opiniões extremas. Por exemplo, crença na vida eterna depois da morte ou crença em nada após a morte. São opiniões extremas. Como saber? Ninguém nunca voltou! Ou também, opiniões categóricas no campo social, uma vez que nada nunca é totalmente branco ou preto.
“A escuridão existe na luz,
não vejais apenas o lado escuro”,
diz o Sandokai.
3. Jaken: opiniões amorais ou imorais. Alguns não sabem diferenciar o bem do mal. Outros têm más práticas.
4. Kenshin Ken: opiniões errôneas oriundas de dados incertos. Algumas práticas religiosas têm uma dimensão pouco elevada ou deságuam na mortificação. Outro exemplo: os dois erros da idolatria e da iconoclastia.
5. Kaigen Chu Ken: opiniões fundadas em preceitos errôneos. Proibições religiosas ou superstições...
A prática do zazen permite-nos cortar esses cinco tipos de erros e chegar, assim, à compreensão e à realização das cinco sabedorias. Em zazen, no começo, pensamos com cérebro pré-frontal, depois esses pensamentos do pré-frontal se esgotam, a consciência se aprofunda, penetra até o cérebro primitivo ou rinencéfalo, e a córtex entra numa fase de repouso. Em seguida, podemos atingir o tálamo, o cérebro intuitivo.

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