06 agosto 2011

Fukanzazengi - 36º Comentário de Coupey

Pois é preciso saber que neste momento preciso, o verdadeiro Dharma se manifesta e que, desde o começo, afastamos a frouxidão física e mental, e a distração.

Não mais frouxidão física e mental, não mais distração: esses são os benefícios do zazen (que podemos constatar desde o início, isto é, assim que adotamos a postura). Isto nos remete a dois dos "dez méritos infinitos do zazen". O primeiro, os cinco órgãos dos sentidos retornam à sua condição de calma espiritual. O segundo, a mente se purifica. Quando estamos nessa postura completa - com uma posição perfeita do corpo, uma respiração profunda e uma mente que não pousa sobre nada - hoje em dia, como há dois mil anos atrás, como poderíamos dizer que o Dharma não se maneifesta?

As últimas palavras dessa frase nos dizem que se adotamos a postura correta, com a mente correta, a frouxidão física e mental e a distração desaparecem. Isto quer dizer nem kontin nem sanran. Kontin é o estado de torpor, adormecimento da consciência, que faz com que nos tornemos cansados mental e fisicamente. Sanran é a dispersão, a distração, a falta de concentração. Esses dois estados, que podemos experimentar durante o zazen, são obstáculos à prática do Caminho. Todo o mundo tem uma certa tendência a cair num ou noutro, mas com a prática contínua, sanran e kontin podem desaparecer completamente. Eu falo por experiência própria. Durante anos eu dormi durante o zazen, depois, durante anos, eu ficava disperso, distraído, sempre os pensamentos, o inconsciente, o passado acumulado...saíam durante o zazen. Hoje em dia tudo isto acabou, pelo menos eu espero.

Nenhum comentário: