26 outubro 2010

"A torrente da montanha corre fundo, por isso a concha é longa" de um eremita.

Um monge contruiu uma ermida aos pés do Monte Hsue-feng e lá viveu muitos anos praticando a meditação, mas sem raspar a cabeça.Tendo feito uma concha de madeira, o monge retirava e bebia água de uma torrente da montanha.

Um dia, um monge do mosteiro que ficava no alto da montanha visitou o eremita e perguntou, "Qual o significado de Bodhidharma ter vindo do Oeste?" O eremita respondeu, "A torrente da montanha corre fundo, por isso o cabo de uma concha de madeira tem que ser adequadamente comprido". O monge relatou o episódio ao mestre do templo de Hsue-feng, que declarou, "Ele parece uma personagem estranha, talvez uma anomalia. Acho melhor ir logo e verificar eu mesmo".

No dia seguinte mestre Hsue-feng foi ver o eremita e carregou uma navalha e se fez acompanhar de um assistente. Assim que se encontraram, ele disse, "Se você puder exprimir o Caminho, não raspo sua cabeça". Ao ouvir isto, o eremita a princípio ficou sem fala. Mas, em seguida, usou a concha para apanhar água para lavar sua cabeça , e Hsue-feng raspou a cabeça do eremita.

Comentário em verso:

Quando alguém pergunta o significado de
Bodhidharma ter vindo do Oeste,
É que o cabo de madeira da
concha é longo, e a torrente da montanha
corre fundo. Se você quiser
saber o imenso significado disso,
espere o vento soprar nos
pinheiros e abafar o som das cordas do koto.

Nenhum comentário: