09 janeiro 2010

COMO SENTAR EM ZAZEN

"... deixando de lado todo relacionamento delusivo".

A partir deste ponto começa a explicação da atitude interior para sentarmo-nos. Isto é muito importante. “Deixando de lado todo relacionamento delusivo” quer dizer ser sempre unos com as coisas que estão separadas de nós. Quando vocês estão em unidade como elas, as outras coisas nunca serão uma fonte de ansiedade ou preocupação. As coisas são o que vocês refletem: sendo uno com o que é ouvido, sendo uno com o que é pensado. Isto quer dizer que vocês ao serão envolvidos ou sacudidos pelas circunstâncias.

Se este ponto for mal compreendido, vocês construirão um muro alto entre vocês e as outras coisas. Isto seria um grande erro. Sempre sejam a coisa como-ela-é, e ainda assim não se percam. Enquanto vocês forem unos com as coisas, o Eu estará definitivamente presente. Isto ocorre quando vocês deixam de lado todos os relacionamentos delusivos.
Os ramos do salgueiro são macios e flexíveis. Eles se inclinam com o vento. O seguinte poema foi escrito por alguém que observava um salgueiro.

Mesmo submetido a um vento que não aprecia,
Um salgueiro continua a ser
um salgueiro.

Esta certamente não é uma condição para que vocês se transformem em imbecis ou se tornem uma árvore ou uma rocha. Ela é uma condição que diz que onde quer que vocês estejam alertas, estarão ao mesmo tempo livres para navegar por conta de qualquer vento ou situação. Eu gostaria que vocês compreendessem que o objetivo do Zen é, tão bem expressa pela natureza fluida do salgueiro, uma mente verdadeiramente suave e flexível.
(Segunda parte do 3º Comentário de Harada sobre o Fukanzazengi)

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