13 setembro 2006

Sandokai - 6º Comentário de Suzuki

Um outro modo de explicar a realidade se dá pela diferenciação. Diferenciação é igualdade e as coisas têm igual valor porque são diferentes. Se homens e mulheres fossem a mesma coisa, as distinções entre homem e mulher não teriam nenhum valor. Porque são diferentes, os homens são valiosos enquanto homens, e as mulheres são valiosas enquanto mulheres. Ser diferente é ter valor. Neste sentido, todas as coisas têm um valor igual, absoluto. Cada coisa tem valor um valor absoluto e, assim, é igual a tudo mais. Nós normalmente estamos comprometidos com padrões de avaliação: valor de troca, valor material, valor espiritual e valor moral. Pelo fato de ter um padrão, você pode dizer “ele é bom” ou “ele não é tão bom”. O padrão moral define o valor das pessoas. Mas os padrões morais estão mudando sempre e uma pessoa virtuosa não é sempre virtuosa. Se você compará-la com alguém como o Buda, ela não é tão boa. Chega-se à idéia de bom ou mau por algum padrão de avaliação. Mas como cada coisa é diferente, cada coisa tem seu próprio valor. Este valor é absoluto. A montanha não vale mais porque é alta e o rio não vale menos porque é baixo. Por outro lado, porque uma montanha é alta, ela é uma montanha e tem um valor absoluto. Porque a água corre baixo no vale, a água é água e tem um valor absoluto. A qualidade da montanha e a qualidade do rio são completamente diferentes. Porque são diferentes, têm igual valor. E igual valor significa valor absoluto.
De acordo com o Budismo, igualdade é diferenciação e diferenciação é igualdade. A compreensão costumeira é que diferenciação é o oposto da igualdade, mas nosso entendimento é que elas são a mesma coisa. Um e muitos são o mesmo. Se você só enxergar a partir da perspectiva que diz que um é diferente de muitos, sua compreensão é materialista e superficial demais.

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