Então seu discípulo Daofu respondeu, "Meu entendimento é realizar a função do caminho sem apego às palavras e sem separação das palavras".
O patriarca disse, "Você tem minha pele".
A monja Zongchi disse, "Minha compreensão atual é como a de Ananda vendo a terra do Aksobhya Buda uma vez e nunca mais a vendo".
O patriarca disse, "Você tem minha carne".
Dayu disse, "Os quatro grandes elementos são fundamentalmente vazios. Os cinco skandas não existem e, a meu ver, não há sequer um Dharma a ser alcançado."
O patriarca disse, "Você tem os meus ossos".
Finalmente, [Dazu] Huike fez uma prostração e ficou de pé na sua posição.
O patriarca disse, "Você tem minha medula."
O professor Dogen então disse: Ultimamente as pessoas acreditam que isso são níveis rasos ou profundos, mas isto não é o que o patriarca quis dizer. "Você tem a minha pele" é como falar das lanternas e dos postes que as sustentam. "Você tem minha carne" é como se dissesse "Esta mente mesmo é Buda". "Você tem meus ossos" é como falar das montanhas, dos rios e da grande Terra. "Você tem minha medula" é como girar uma flor e piscar os olhos. Não há raso ou profundo, superior ou inferior. Se vocês podem ver isto, então vocês vêem o professor ancestral [Bodhidharma] e vocês podem receber a transmissão do manto e da tigela.
Isso é uma assertiva. Além disso eis um verso que diz:
O poder da roda do Dharma
dos budas ancestrais é grande,
girando o inteiro universo e
girando cada átomo.
Ainda que o manto e a tigela
tenham sido transmitidos
para as mãos de Huike, o Dharma é
ouvido por todos e universalmente
penetra todos os homens e mulheres.
Mestre Dogen - Eihei Koroku - 46
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