10 janeiro 2011

O Dharma se espalha da superfície para o centro

Eis aqui uma história. O primeiro ancestral [Bodhidharma] pediu a seus discípulos, "Meu tempo está finalmente chegando, porque cada um de vocês não falam sobre o que atingiram?"

Então seu discípulo Daofu respondeu, "Meu entendimento é realizar a função do caminho sem apego às palavras e sem separação das palavras".

O patriarca disse, "Você tem minha pele".

A monja Zongchi disse, "Minha compreensão atual é como a de Ananda vendo a terra do Aksobhya Buda uma vez e nunca mais a vendo".

O patriarca disse, "Você tem minha carne".

Dayu disse, "Os quatro grandes elementos são fundamentalmente vazios. Os cinco skandas não existem e, a meu ver, não há sequer um Dharma a ser alcançado."

O patriarca disse, "Você tem os meus ossos".

Finalmente, [Dazu] Huike fez uma prostração e ficou de pé na sua posição.

O patriarca disse, "Você tem minha medula."

O professor Dogen então disse: Ultimamente as pessoas acreditam que isso são níveis rasos ou profundos, mas isto não é o que o patriarca quis dizer. "Você tem a minha pele" é como falar das lanternas e dos postes que as sustentam. "Você tem minha carne" é como se dissesse "Esta mente mesmo é Buda". "Você tem meus ossos" é como falar das montanhas, dos rios e da grande Terra. "Você tem minha medula" é como girar uma flor e piscar os olhos. Não há raso ou profundo, superior ou inferior. Se vocês podem ver isto, então vocês vêem o professor ancestral [Bodhidharma] e vocês podem receber a transmissão do manto e da tigela.

Isso é uma assertiva. Além disso eis um verso que diz:

O poder da roda do Dharma
dos budas ancestrais é grande,
girando o inteiro universo e
girando cada átomo.
Ainda que o manto e a tigela
tenham sido transmitidos
para as mãos de Huike, o Dharma é
ouvido por todos e universalmente
penetra todos os homens e mulheres.
Mestre Dogen -  Eihei Koroku - 46

Nenhum comentário: