Hoje é o começo de um novo ano [1241], e também de um dia com três manhãs. Digo três manhãs, porque é o início do ano, o início do mês, e o início do dia.
Eis uma história:
Um monge perguntou a Jingqing Daofu, "Existe Buda Dharma no início do ano novo ou não?"
Jingqing disse: "Existe”.
O monge perguntou: "Qual é o Buda Dharma no início do novo ano?"
Jingqing disse, "O dia do Ano Novo começa com uma bênção, e as dez mil coisas são completamente novas".
O monge disse, "Obrigado, professor, pela sua resposta".
Jingqing disse: "Este velho monge hoje perdeu a vantagem”.
Um monge perguntou a Mingjiao Zhimen Shikuan: "Existe Buda Dharma no início do ano novo, ou não?"
Mingjiao disse: "Não existe."
O monge disse: "Todo ano é um bom ano, todo dia é um bom dia, por que não existe [Buda Dharma no início do novo ano]?"
Mingjiao disse, "O Velho Zhang bebe e o velho Li fica bêbado”.
O monge disse: "Grande Mestre, [você é como] uma cabeça de dragão e uma cauda de serpente".
Mingjiao disse: "Este velho monge hoje perdeu a vantagem."
O professor Dogen disse: [Os dois professores] dizem a mesma coisa: "Este velho monge hoje perdeu a vantagem". Ouvindo essa história muitas pessoas dizem: "Essas são boas histórias sobre [professores] perdendo vantagem [em um diálogo]". Este monge da montanha [Dogen] não concorda. Embora Jingqing e Mingjiao falem de uma perda, eles ainda não veem um ganho. Suponha que alguém perguntasse a mim, Kosho, se há Buda Dharma no início do ano novo ou não.
Eu lhe diria: Há.
Suponha que o monge respondesse, "Qual é o Buda Dharma no início do novo ano?"
Este monge da montanha iria dizer-lhe: Possam cada um e todos os corpos, parados ou de pé, obterem dez mil bênçãos.
Suponha que o monge dissesse: "Nesse caso, de acordo com essas palavras, eu vou praticar".
Este monge da montanha lhe diria: Eu, Kosho, hoje levei vantagem em cima de vantagem.
Agora, por favor, pratiquem.
Eis uma história:
Um monge perguntou a Jingqing Daofu, "Existe Buda Dharma no início do ano novo ou não?"
Jingqing disse: "Existe”.
O monge perguntou: "Qual é o Buda Dharma no início do novo ano?"
Jingqing disse, "O dia do Ano Novo começa com uma bênção, e as dez mil coisas são completamente novas".
O monge disse, "Obrigado, professor, pela sua resposta".
Jingqing disse: "Este velho monge hoje perdeu a vantagem”.
Um monge perguntou a Mingjiao Zhimen Shikuan: "Existe Buda Dharma no início do ano novo, ou não?"
Mingjiao disse: "Não existe."
O monge disse: "Todo ano é um bom ano, todo dia é um bom dia, por que não existe [Buda Dharma no início do novo ano]?"
Mingjiao disse, "O Velho Zhang bebe e o velho Li fica bêbado”.
O monge disse: "Grande Mestre, [você é como] uma cabeça de dragão e uma cauda de serpente".
Mingjiao disse: "Este velho monge hoje perdeu a vantagem."
O professor Dogen disse: [Os dois professores] dizem a mesma coisa: "Este velho monge hoje perdeu a vantagem". Ouvindo essa história muitas pessoas dizem: "Essas são boas histórias sobre [professores] perdendo vantagem [em um diálogo]". Este monge da montanha [Dogen] não concorda. Embora Jingqing e Mingjiao falem de uma perda, eles ainda não veem um ganho. Suponha que alguém perguntasse a mim, Kosho, se há Buda Dharma no início do ano novo ou não.
Eu lhe diria: Há.
Suponha que o monge respondesse, "Qual é o Buda Dharma no início do novo ano?"
Este monge da montanha iria dizer-lhe: Possam cada um e todos os corpos, parados ou de pé, obterem dez mil bênçãos.
Suponha que o monge dissesse: "Nesse caso, de acordo com essas palavras, eu vou praticar".
Este monge da montanha lhe diria: Eu, Kosho, hoje levei vantagem em cima de vantagem.
Agora, por favor, pratiquem.
(Dogen, Eihei Koroku, Fala do Salão do Dharma #32)
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