A lei suprema aparece sozinha.
Pode-se constatar que, uma vez mais, que esta frase de Dogen não tem nada de intelectual sou filosófica. Não se pode esquecer que o Fukanzazengi descreve a prática do zazen. Alguns parágrafos antes Dogen descrevia como adotar a postura. No parágrafo seguinte, como terminar o zazen. Portanto, quando nos diz nessa passagem que "a lei suprema [o Dharma], aparece sozinha!", isto literalmente quer dizer que no momento preciso em que fazemos zazen o Dharma se manifesta, não apenas ao seu tempo.
Nesse contesto, a lei suprema, o Dharma, quer dizer "verdade, princípio do universo, ordem cósmica." Então porque o verdadeiro Dharma se manifesta? Como ele pode se manifestar? Simplesmente porque não somos nós próprios que praticamos e que estamos sentados de frente para a parede. Não é o si mesmo. Não é o senhor X ou a senhora Y. Nas situações comuns, quando não estamos natural e inconscientemente concentrados, sabemos muito bem quem é, quando se pratica o esporte, por exemplo, ou quando administramos ou escutamos uma conferência. Sabemos que é o corredor Fulano ou o professor Sicrano que querem convencer, Mas quando estamos sentados em zazen, o conceito de "si mesmo", de indivíduo, até mesmo o de "nós", não existem mais. "Quem", portanto, está sentado em zazen?
A lei suprema aparece sozinha. Pois é nesse momento preciso que não existe nenhuma distância entre o Dharma, zazen e nossa natureza original. Penso que se pudermos compreender isso pelo nosso corpo, esse Dharma se manifestará não apena no dojo, mas por toda parte, não importa em que momento, não importa em que situação. E o que experimentamos, oque vivemos em zazen, se espalhará para a nossa vida quotidiana.
Seguramente cada um de nós é diferente, alguns, por exemplo, são mais lentos que outros, Também a prática do Dharma é diferente para cada um de nós. Ela depende de nossas respectivas situações e de nossas vidas individuais. Não existe um "estilo" único de prática. Apesar disso, para que o Dharma se manifeste, a prática contínua, a prática crescente é, penso eu, essencial. E toda a discussão que tenha lugar antes que estejamos numa verdadeira busca do Caminho, nada mais é que maku mozo, ilusão.
Um dos koans que ouvimos repetidamente é, "O que Bodhidharma trouxe do Ocidente? O que Bodhidharma trouxe com ele da Índia?" Se fosse possível responder a essas perguntas em uma só palavra, eu diria, nada. Por quê? Porque não há nada a trazer, O Dharma já estava lá e seu ensinamento consistiu simplesmente de dizer e mostrar às pessoas que esse Dharma do zen existia por toda a parte, mesmo entre eles.
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