26 fevereiro 2010

COMO SENTAR EM ZAZEN







As roupas devem ser do tipo folgadas, mas bem arrumadas. Em seguida, coloca-se a mão direita no pé esquerdo, e a palma esquerda em cima da palma direita, com as pontas dos polegares se tocando de leve. Sentemo-nos perfeitamente eretos, nem inclinados para a esquerda, nem para a direita, nem para frente, nem para trás. Nossos ouvidos devem estar no mesmo plano que nossos ombros e os nossos narizes alinhados com o umbigo.

Seu cinto ou faixa não devem estar apertados. Na linhagem Sotom a maneira comum de dispor as mãos é com a mão direita debaixo da esquerda. Na linhagem Rinzai e outras, há maneiras ligeiramente diferentes de dispor as mãos. As estátuas de Buda frequentemente mostram a mão esquerda embaixo e a direita em cima. Em resumo, é correto interpretar essas orientações como querendo dizer que devemos posicionar nossas mãos de um modo arrumado e ordeiro.

Sentem-se com a coluna perfeitamente ereta. Não incline sua coluna nem deixe sua cabeça cair. Porque é preciso entrar em tantos detalhes na forma? Perguntem ao Mestre Dogen. Quando seu nariz e o umbigo estão alinhados em linha reta, vocês não estão adernados para nenhum lado.

A língua deve estar colocada contra o céu da boca, e os lábios e dentes firmemente cerrados. Com os olhos continuamente mantidos abertos.

Quando vocês estiverem sentando, mantenham suas bocas fechadas. Não é preciso manter sua língua em nenhuma posição especial, deixem-na em seu lugar natural. Se vocês mantiverem seus olhos abertos, podem precisar piscar muito e também é mais fácil se distraírem. È melhor deixarem seus olhos semiabertos, nem completamente abertos nem fechados.

Há um ponto em que vocês devem tomar muito cuidado. Alguns praticantes ficam querendo concentrar sua energia para que ela flua do topo da cabeça para os quadris. Hoje em dia a palavra “energia” é usada com frequência e as pessoas pensam que elas devem colocar a “energia” em algum lugar em particular. Mas se vocês dirigirem a energia de certo modo, isto significa que a consciência está acompanhando a sua maneira de sentar. Isto quer dizer que a direção de seu zazen está muito diferente da forma indicada por Dogen. Ele disse que a forma verdadeira do zazen é “sem forma”.

Dogen repetidamente detalhou instruções de como sentar ereto, com as costas eretas e a cabeça ereta, sem dirigir a energia para nenhum lugar em particular. Dessa forma é possível respirar mais natural e confortavelmente.
(Quinta parte do 3º Comentário de Harada sobre o Fukanzazengi)

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