29 março 2007

Sandokai - 15º Comentário de Suzuki

Os quatro elementos retornam à sua fonte
Assim como uma criança retorna à sua mãe.
O fogo esquenta, o vento se move,
A água é úmida, a terra é dura.

De acordo com o pensamento budista, os quatro elementos são fogo, vento, água e terra. Embora não seja uma descrição perfeita, dizemos que cada um desses quatro elementos tem sua natureza própria. A natureza do fogo é purificar. O vento faz com que as coisas amadureçam. Não sei por que, mas a natureza vento estimula as coisas a se tornarem mais maduras. O vento tem uma atividade mais orgânica, enquanto a atividade do fogo é mais química. A natureza da água é conter coisas. Onde quer que você vá, há água; a água contém tudo. Isto é o contrário da maneira habitual de pensar sobre a água. Ao invés de dizer que há água no tronco da árvore, dizemos que a água contém o tronco das árvores, como também as folhas e os galhos. Assim, água é algo que é tão vasto que tudo, incluindo nós mesmos, existe. A solidez é a natureza da terra. "Terra" aqui não quer dizer propriamente terra, mas a natureza sólida das coisas.

De acordo com o Budismo, quando você examina uma coisa até a menor unidade imaginável, a menor unidade imaginável é chamada gokumi. Embora às vezes seja chamada de "átomo", na realidade não é o átomo porque o átomo não é a unidade final. Não conheço os termos adequados, mas de acordo com minha compreensão da física moderna, a unidade menor, final não tem peso ou tamanho. É apenas energia elétrica.

É bastante estranho, mas o Budismo tem uma idéia semelhante. Embora gokumi contenha os quatro elementos - fogo, vento, água e terra - não é algo sólido. Quando você chega a este ponto, vemos que a natureza é apenas vacuidade. Os quatro elementos não são apenas matéria. Eles são energia ou potencial ou prontidão. Isto é gokumi. A estes quatro elementos adicionamos a qualidade da vacuidade. Assim, fogo, vento, água e terra são todos vazios. Ainda que sejam vazios, desta vacuidade esses quatro elementos passam a existir. E tão logo esses quanto elementos passam a existir, exatamente aqui está a unidade final gokumi. Esta é a compreensão budista do ser. Parece que estejamos falando apenas sobre matéria, mas esses elementos não apenas matéria. Eles são tanto matéria quanto espírito. A mente que pensa está incluída. Do mesmo modo, a vacuidade inclui tanto a matéria quanto o espírito, tanto a mente quanto o objeto, tanto mundo subjetivo quanto o mundo subjetivo. A vacuidade é o ser final que nossa mente pensante não pode alcançar.

Cada um desses quatro elementos, assim, resume sua própria natureza, isto é, dirige-se à vacuidade. "Como uma criança retorna à sua mãe". Sem mãe não há criança. Se a criança está aqui significa que a mãe está aqui. Se a vacuidade está aqui significa que os quatro elementos estão aqui. E ainda que os quatros elementos estejam aqui, não há nada senão uma formação momentânea da vacuidade final.

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