Dando um passo para frente ou para trás no topo de um mastro
de cem jo, com uma mente única, vire seu rosto e transforme seu eu. Este monge
da montanha [Dogen] permitirá que os pilares e lanternas exponham este princípio
para todos. Eles já acabaram de expor ou não? Eles expuseram ontem à noite, e
também na noite anterior. Amanhã eles vão expô-lo, e também depois de amanhã. Se
eles tiverem terminado expô-lo, todos já ouviram ou não? Se vocês ainda não
ouviram, os pilares e as lanternas ficaram preguiçosos e ainda não o expuseram.
Portanto, este monge da montanha [Dogen] permitirá que toda a grande terra e todas
as pessoas o exponham. Toda a grande terra e todas as pessoas acabaram de expor
ainda ou não? Se ainda não expuseram, então também ficaram preguiçosos. Expor e praticar
este princípio são ambos o caminho final. Portanto, entre os ancestrais, disse
Daci, “expor um metro não é igual a praticar dez centímetros. Expor dez
centímetros não é igual a praticar um centímetro”.
Dongshan disse, "Pratique o que não pode ser exposto.
Exponha o que não pode ser praticado”.
Yunju disse: "Ao expor não há caminho de prática. Ao
praticar não há caminho de expor. Quando não há exposição ou prática, que tipo
de caminho é esse?"
Luopu disse: "Se ambas a prática e a exposição acontecem,
não há matéria original. Se nem prática ou a exposição acontecem, a matéria
original existe".
O professor Dogen disse: Para Daci, expor um metro não pode ser
feito sem praticar um metro; expor um centímetro não pode ser feito sem
praticar um centímetro.
Para Dongshan. [Deve-se] praticar o que não pode ser
praticado, e expor o que não pode ser exposto.
Para Yunju, há tanto prática e quanto exposição, soltando e agarrando.
Para Luopu, se ambas a prática e a exposição acontecem, os
país prospera; se nem prática ou exposição acontecem, os budas e ancestrais [lhes]
confirmam.
(Dogen, Eihei Koroku, Fala do Salão do Dharma #10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário