Mesmo quando andais neste Caminho,
Não o podereis alcançá-lo.
Este enunciado encontra-se igualmente no Shobogenzo de Dogen no capítulo que trata do tempo. Aqui e agora, o tempo é muito importante. Devemos compreender aqui e agora. Se não pudermos compreender, não poderemos garantir o sucesso futuro. Alguns dizem sempre: “Espera, espera!”, mas não podemos descuidar do trabalho.
O aqui e agora inclui a eternidade. A ação de aqui e agora é ação do corpo, ação da palavra, ação da consciência. Se as ações não são justas, o futuro sofrerá uma influência negativa. O não agir, inclusive, é dar um mau passo para o futuro. Por isso, nos templos zen, é preciso alinhar bem os sapatos. Antes do zazen sempre observo a posição dos sapatos. Com isto posso compreender as consciências e as características do dia, aqui e agora.
Certas pessoas me dizem, “Estou muito ocupado, tenho pouco tempo, não posso fazer zazen. Se tivesse tempo, logo faria zazen, mas tenho que ganhar dinheiro... depois farei”. É uma loucura! No dia seguinte, a morte pode chegar... Na vida moderna, a morte chega de improviso. Lamentar-se de nada adiante. Aqui e agora é o que importa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário